terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobre citações de fontes

Na redação informativas de um fato ou evento, ou seja a notícia propriamente dita, utilizamos fontes, de diversas tipificações como base para elaboração de conteúdos. Porém muitas vezes somos questionados acerca das informações publicadas, quando falam: “Não foi exatamente isso que eu disse”.

Sobre isso é importante destacar que existem diversas formas de citar os autores ou fontes descritos nas matérias jornalísticas.
 
Por isso é importante esclarecer, que pode-se mudar as palavras, mas a veracidade das informações é parte inerente da matéria jornalistica. Uma questão ética irrevogável, com que o profissional de imprensa, de qualquer meio informativo deve andar de mãos dadas. Seja: web, impresso, tv, radio e também assessoria.

Assim não custa explicar, para que as outras pessoas que não tem obrigação de saber, possam entender:

Citação indireta

A citação indireta se caracteriza como uma espécie de paráfrase das ideias de um determinado autor, Por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de outrem, contudo, mantendo o mesmo sentido. Ou seja o autor de determinado texto, utiliza as próprias palavras para descrever o conteúdo de determinada fala, documento, livro, entre outras formas de consulta.

Citação direta

Trata-se de uma citação que, conforme a NBR 10520 (2002, p.2) revela ser a “Transcrição literal da parte da obra do autor consultado”. Nesse sentido, o recomendável é que todos os elementos textuais, tais como a ortografia, sinais gráficos, pontuação, entre outros, sejam rigorosamente respeitados, funcionando como uma espécie de cópia fiel das ideias reveladas pelo autor em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário